quarta-feira, 9 de março de 2011

Dica - Como escolher o sutiã certo?

Oi meninas,

Achei esse texto sobre "Como escolher o sutiã certo" e resolvi postar para vocês. Espero que gostem. Bjinhos


São poucas as mulheres que abrem mão dessa peça de vestuário: o sutiã é um dos grandes companheiros, presente em quase todos os momentos. Bonitos ou práticos, sensuais ou confortáveis, existem uma variedade enorme de modelos. A escolha do modelo preferido varia muito, de acordo com quem está usando, com a forma de seu seio e com suas preferências. Mas poucas sabem que existem modelos ideais de sutiã para cada mulher, e que, mais do que um enfeite ou proteção, o sutiã ajuda a preservar a saúde e a beleza dos seios e do corpo.
O uso de sutiãs inadequados compromete a circulação nos seios, pode favorecer a queda das mamas, cria marcas na pele, compromete a postura e causa dores nos ombros e pescoço. E dois estudos mostram resultados preocupantes:

• De 3,5 mil brasileiras pesquisadas, 80% erram na escolha do sutiã.
• Um estudo britânico mostra que, durante a prática de exercícios de impacto, os seios podem balançar até 21 centímetros para cima, para baixo e para os lados, sem um sutiã ou top adequado.


Então, como escolher o melhor modelo de sutiã? Observe os seguintes aspectos:

Alças
Alças muito frouxas não mantém o sutiã posicionado corretamente, prejudicando a coluna. Se estiverem apertadas, diminuem a circulação nos seios, levando a desconforto e favorecendo a queda das mamas.
O uso frequente do modelo tomara que caia deve ser evitado. A ausência das alças e o reforço na parte superior do bojo puxa o seio para baixo, fazendo com que fiquem caídos.


Além de não poder ser usado por qualquer mulher, o uso constante favorece a queda dos seios.
Cuidado com as alças de tops. A cava não deve apertar o pescoço, o que leva a dor na região e tensão nos ombros.


Bojo
O bojo do sutiã nunca deve ser apertado, “dividindo” a parte superior do seio. Isso pode causar a interrupção da circulação no local e marcar definitivamente quando usado constantemente.

Apesar de ser um modelo com boa sustentação, o bojo está apertado, "dividindo" o seio.

Bojos com muito enchimento aquecem a mama. A transpiração diminui a sustentação da pele, também levando a queda. Portanto, enchimentos devem ser usados em poucos momentos, e dê preferência a bojos com enchimentos finos.

O bojo deste modelo tem enchimento, porém ele é fino, evitando que o seio transpire muito e permitindo que o sutiã seja usado no dia-a-dia.

Tórax
O sutiã deve ser bem ajustado ao tórax. Ao contrário do que se pensa, as alças não são as maiores responsáveis pela sustentação dos seios, e sim o tórax. Se essa parte estiver larga, o sutiã “sobe” nas costas ou na frente, prejudicando a sustentação. Por outro lado, se estiver apertada é desconfortável, prejudica a circulação e salienta as gordurinhas. Teste colocando um dedo entre o sutiã e o tórax: você deve sentir uma leve pressão; o dedo não deve ficar apertado nem folgado.
Um problema comum é ter as costas largas e os seios pequenos. Para acomodar bem os seios no bojo, a faixa do tórax acaba ficando apertada. Para resolver o problema, a solução é comprar extensores, peças que, encaixadas no fecho, aumentam a largura da faixa do tórax. Podem ser encontrados nas mesmas lojas que vendem lingeries. Existem diversas cores, e modelos com um, dois ou três ganchos, adaptando-se a diversos sutiãs.

Extensor para sutiã.


Tecido
O material com que o sutiã é fabricado deve ser firme, proporcionando sustentação aos seios. Tecidos que esticam com o peso das mamas ou que cedem com o tempo não são adequados.

Costuras
Quanto menos costuras, melhor. Elas causam marcas na pele e, quanto mais “grossas” as costuras, maior o incômodo.

Ferrinho
O ferrinho, ou aro sob o bojo, deve ser evitado. Ele pode comprometer a circulação e machucar a pele, podendo deixar uma marca definitiva nas pontas. Ao vestir o sutiã, coloque o dedo entre ele e a pele, onde fica a ponta do ferrinho. Se for incômodo, é sinal de que vai incomodar também durante o uso.

Mudanças no corpo
Nosso corpo passa por mudanças em diversas fases da vida: adolescência, gravidez, amamentação, menopausa, mudanças no peso e até mesmo durante o ciclo menstrual. Por isso, é importante observar que o modelo ideal de sutiã pode variar durante essas fases. O sutiã que melhor se adaptava a seu corpo durante a adolescência pode não ser o melhor para a idade adulta; o que usou durante a gravidez não é mais adequado depois de ter o bebê; o seu modelo preferido pode não ser confortável durante a TPM; o tamanho 44 fica apertado depois de engordar alguns quilinhos. Preste atenção a seu corpo, às mudanças que ocorrem, e verifique se é necessário trocar o modelo ou o tamanho que você está usando.
Na próxima vez que for comprar sutiã, experimente e procure os melhores modelos. Escolha sim modelos bonitos, mas lembre da saúde de seus seios.

3 comentários:

  1. VENHA CONHECER O BLOG QUE EU E MEU ESPOSO ESTAMOS FAZENDO: chabebevirtual.blogspot.com AJUDE DIVULGANDO, COMENTANDO SENDO PARTE INTEGRANTE DESSE MUNDO DE AMOR AO PRÓXIMO
    QUE SUA SEMANA SEJA TODA LUZ!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir